Torre Panorâmica de Curitiba: uma vista de 360 graus da cidade.

Torre da Panorâmica de Curitiba - Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Torre da Panorâmica de Curitiba – Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A Torre Panorâmica de Curitiba completa no final deste ano 25 anos. E o que dizem a respeito de “casa de ferreiro, espeto de pau” é verdade. Morando na cidade, você não tem pressa para conhecer suas atrações. Ou seja, esperei esses 25 anos para fazer uma visita na torre, mesmo tendo passado várias vezes na frente.

DSC_0003
A torre foi construída em dezembro de 1991 pela Telepar, na época a companhia telefônica do Paraná. O mirante da torre fica 109,5 metros de altura (equivalente a um prédio de 40 andares) e proporciona ao visitante uma vista de 360 graus de Curitiba.
Para quem conhece a cidade, a torre fica no bairro Mercês, na RUA PROF LYCIO GREIN DE CASTRO VELLOZO, 191. O bairro Mercês fica inclusive no caminho de outras duas atrações da cidade: o Parque Barigui e o bairro gastronômico de Santa Felicidade.

Linha Turismo na Praça Tiradentes - Foto: Orlando Kissner/SMCS
Linha Turismo na Praça Tiradentes – Foto: Orlando Kissner/SMCS

Para quem não conhece a cidade a indicação é utilizar a Linha Turismo de Curitiba. Um serviço de transporte que percorre os principais pontos turísticos da cidade, semelhante ao que já existe em ouras capitais do Brasil como Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e a Linha Circular Turismo de São Paulo. O ônibus de dois andares sai da Praça Tiradentes, centro de Curitiba. Não tem erro, mas para quem quer mais informações, é só acessar: http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linha-turismo/10

Vista da Cidade do Mirante de Curitiba
Mesmo conhecendo a cidade, as atrações ficam “miniatura”. Alguém consegue achar o Museu Oscar Niemeyer? http://www.museuoscarniemeyer.org.br/

Pois bem, o mirante funciona de terça a domingo (inclusive feriados) das 10 às 19 horas, mas a venda de ingressos é somente até às 18:30h. Em dias muito movimento, a venda de ingressos é suspendida antes, então cuidado com o horário. Atualmente a taxa é de 5,00 por pessoa (menores de 05 anos não pagam) e R$ 2,50 para crianças de 5 a 9 anos e maiores de 60 anos.

Visitantes têm uma visão privilegiada de Curitiba, no mirante da Torre.
Visitantes têm uma visão privilegiada de Curitiba, no mirante da Torre Panorâmica.

A visão da cidade do alto é um espetáculo. Mesmo morando em Curitiba, tudo fica muito pequeno e é realmente difícil encontrar e identificar os pontos conhecidos da cidade. A distância da cidade às primeiras montanhas da serra do mar parece pequena.

Um pequeno museu das telecomunicações, no térreo.
Um pequeno museu das telecomunicações, no térreo.

Uma atração muito interessante também, é pequeno acervo com aparelhos antigos de telefone, centrais de chamada e até reproduções de páginas de lista telefônica, que pertencia a Telepar. Tudo numa pequena sala ainda no térreo que vale a visita.

SERVIÇO
Torre Panorânica de Curitiba

Endereço: RUA PROF LYCIO GREIN DE CASTRO VELLOZO, 191
Telefone: (41) 3339-7613
Entrada: 5,00 por pessoa (menores de 05 anos não pagam) e R$ 2,50 para crianças de 5 a 9 anos e maiores de 60 anos.
Email: [email protected]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *