Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio – Conheça um pouco do projeto e do livro

//Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio – Conheça um pouco do projeto e do livro
Istambul - Foto: Marco Gomes

Istambul – Foto: Marco Gomes

A jornalista paulistana Talita Ribeiro colecionou uma série de histórias e experiências durante suas viagens pelo Oriente Médio, visitando refugiados que foram afetados pelo Estado Islâmico e pelos conflitos na Síria. O resultado dessa vivência está no livro de crônicas “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”, que será lançado com a colaboração de um financiamento coletivo.

Erbil, 6 mil anos, uma das cidades mais antigas do mundo - Foto: Marco Gomes

Erbil, 6 mil anos, uma das cidades mais antigas do mundo – Foto: Marco Gomes

Além de compartilhar o que viveu na Jordânia, no Curdistão Iraquiano e na Turquia, o objetivo da autora é ajudar as famílias que conheceu ao longo da viagem. Por isso, todo o lucro que tiver com a venda dos livros será destinado aos projetos com os quais teve contato.

Ponte em construção e o acesso do Bosforo para o Mar Negro - Foto: Marco Gomes

Ponte em construção e o acesso do Bosforo para o Mar Negro – Foto: Marco Gomes

Apesar de apresentar histórias cheias de sofrimento, a autora afirma que o livro não tem nada de tristeza. Pelo contrário: seus textos foram contaminados pela esperança e a fé que as pessoas com quem esteve lhe transmitiram. Um detalhe interessante é que foram escritos ao longo de sua incursão pelo Oriente Médio, ao mesmo tempo em que vivia as experiências.

Refugiados Yazidi, vitimas do Estado Islamico - Foto: Marco Gomes

Refugiados Yazidi, vitimas do Estado Islamico – Foto: Marco Gomes

A publicação também apresenta a expressão “turismo de empatia” e, por isso, inclui dicas de passeios, gastronomia e até um passo a passo de como montar uma viagem como essa, em que o foco são as pessoas e não necessariamente os lugares.

Quem colaborar com o financiamento poderá ter como recompensas o livro, fotos e camisetas de um dos projetos, variando de acordo com o valor, que pode ser a partir de R$ 10. Para conhecer melhor o projeto acesse
https://www.catarse.me/turismodeempatia.

Refugiados Yazidi, vitimas do Estado Islamico. Foto: Marco Gomes

By | 2015-12-18T22:33:02+00:00 dezembro 18th, 2015|Internacionais|0 Comentários

Deixar Um Comentário